Escolha uma Página

Empréstimo Empresarial: Entenda o que é e Como Funciona!

nov 22, 2021 | Empresarial

Você sabia que cerca de 6 em cada 10 empresas fecham as portas nos seus primeiros cinco anos? Mais do que isso: que para muitos desses casos, o problema poderia ser evitado com um empréstimo empresarial?

Segundo o Sebrae, pelo menos 39% das empresas que faliram nesse tempo não sabiam que tinham de ficar de olho no capital de giro e não se planejaram adequadamente para isso.

Entendemos que com todas as obrigações fiscais e trabalhistas, dívidas e compromissos financeiros, fica difícil para um pequeno negócio obter capital de giro para se reerguer. Mas é nessa hora que o empréstimo empresarial pode ser importante para seu negócio! Quer saber mais sobre ele? Então, siga a leitura!

O que é o Empréstimo Empresarial?

Na vida de um empreendedor, muitas vezes, é normal que ele precise de um dinheiro extra para investir e alcançar algum objetivo com a sua empresa, seja crescer, seja sair da crise e começar a reerguer seu negócio.

Nessas horas, é útil pegar um empréstimo empresarial. Como o nome indica, trata-se de uma linha de crédito focada em empresas, com condições especiais para as companhias dependendo do seu nível de faturamento e condições.

O funcionamento dessa modalidade depende, claro, do tipo de linha de crédito disponível. Algumas permitem que o dinheiro seja usado em qualquer lugar, enquanto outras são financiamentos definidos.

Quais os Tipos de Empréstimos Empresariais?

Uma empresa conta com várias opções de crédito corporativo para contratar no mercado e utilizar para crescer ou se recuperar de um momento de dificuldade. Confira a seguir os diferentes modelos de empréstimos, lembrando que todos exigem algum tipo de garantia.

Empréstimo para Capital de Giro

O tipo de empréstimo empresarial mais comum é o de capital de giro, voltado para que a empresa possa se manter com as operações diárias em dia, podendo comprar mercadorias e insumos, pagar salários e lidar com outras necessidades para que o negócio volte a acelerar.

O empréstimo para capital de giro é subdividido em duas categorias:

  • o de forma isolada, que não exige comprovação de para onde o dinheiro vai e está disponível até para quem tem restrição no nome;
  • o associado a investimentos fixos, que só permite que o dinheiro caia na conta da empresa se houver comprovação de onde será usado.

Empréstimo para Investimento Fixo

Trata-se de uma linha de crédito direcionada a um determinado investimento dentro da empresa, como modernização da linha de produção ou compra de novos equipamentos.

Empréstimo para Investimento Misto

Modalidade direcionada a gastos de capital de giro relacionados a algum investimento específico, por exemplo, comprar insumos para uma nova máquina.

Antecipação de Receita

Crédito baseado em valores que a empresa tem a receber. É subdividido em três formas diferentes:

  • desconto de promissórias emitidas pela empresa;
  • desconto de cheques;
  • faturas de cartão de crédito.

Qual a Melhor Hora para Obter um Crédito?

O melhor momento para contratar um empréstimo empresarial dependerá do estágio em que a empresa se encontra.

Normalmente, há dois bons momentos para buscar crédito no mercado. O primeiro é quando se necessita de capital de giro para acelerar a empresa e se reerguer depois de uma crise. Nesse caso, o empréstimo permite um investimento para colocar a casa em ordem.

O segundo momento é quando deseja crescer e já tem tudo planejando, faltando apenas o dinheiro necessário para colocar o projeto em execução.

Agora que você já entende o que é empréstimo empresarial, não se esqueça que a Money Já trabalha com essa linha de crédito. Logo, se quer ver seu negócio crescer ou precisa de capital de giro para sair da crise, lembre-se de que estamos disponíveis, trabalhamos com quem está negativado e não cobramos taxas antecipadas.

E por falar nisso, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuita para receber mais conteúdos e ofertas na sua caixa de entrada!