Como solucionar a falta de capital de giro?

O capital de giro influencia de forma direta a saúde financeira de uma empresa. Isso porque tem participação na situação do fluxo de caixa e de seu funcionamento sustentável.

Por essa razão, é importante ter controle desse capital, a fim de realizar pagamentos a curto prazo, manter o caixa positivo, suprir as necessidades das atividades operacionais e manter equilibradas as contas do ativo e passivo.

Dessa forma, tenha cuidado para que não haja falta de capital de giro na sua empresa, pois sua ausência pode prejudicar seus negócios. Quer entender sobre o assunto? Fique conosco e saiba mais!

O que é capital de giro?

O primeiro valor a ser empregado em uma empresa é considerado capital de giro, por ser o passo mais importante para o fluxo de caixa. Entretanto, tal capital é a reunião de todos os recursos necessários para a empresa desempenhar sua atividade, capazes de serem convertidos em pouco tempo.

Seu cálculo é resultado da diferença do dinheiro que a empresa tem disponível com o valor que vai ser utilizado para quitar as dívidas, como os gastos fixos e despesas necessárias ou extras.

Quais erros podem acarretar a falta de capital de giro?

A falta de capital de giro pode ser o resultado da ausência correta de controle, gerando consequências nas atividades e administração do negócio. Além disso, alguns erros podem acarretar essa ausência em sua empresa. Veja a seguir quais são!

Mau gerenciamento

Ter suas finanças bem gerenciadas permite que você consiga manter um bom capital de giro. Contudo, quando há um mau gerenciamento, pode ser que você esteja operando no prejuízo, mês a mês, sem perceber.

Com o intuito de equilibrar as contas, você pode acabar tendo de usar até o capital de giro, não havendo margem financeira de segurança para suas atividades serem exercidas. Tenha cuidado e organize suas finanças!

Atrasos nos pagamento

Assim como o atraso dos pagamentos de clientes podem gerar prejuízos, a demora do pagamento de suas próprias contas também ocasiona problemas, pois incidem multa e juros altos.

Esse adiamento faz com que a empresa perca dinheiro, já que tem de arcar com acordos extrajudiciais ou processos de cobrança. Por isso, evite pagamentos atrasados. Caso não consiga, negocie prazos maiores e valores menores com seus fornecedores e credores.

Estoque parado

É fato que estoque parado é sinônimo de prejuízo para a empresa, uma vez que vai ter de arcar com os custos de compra e armazenamento dos produtos que não conseguiu vender. Para evitar que isso ocorra, é preciso controlar melhor seu estoque, analisando quais os períodos de maior e menor saída, para evitar desperdícios.

Quais as consequências da falta de capital de giro?

É primordial que gestores e empresários entendam sobre o capital de giro, garantindo o equilíbrio e organização das finanças. A falta desse capital ainda pode ter diversas consequências, como a busca de capital com terceiros, aumento do endividamento da empresa, pagamento de alta taxa de juros, entre outras.

Diante disso, quando sua empresa enfrenta a falta de capital de giro, você precisa recuperar os seus negócios. Para isso, realizar um empréstimo com garantia pode ajudar, por ter as menores taxas de juros e prazo de 240 meses para pagamento. Assim, você recupera seu capital de giro e reorganiza suas finanças em definitivo.

Gostou do post? Caso tenha dúvida sobre capital de giro, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá ,
Como podemos ajudar ?
De quanto você está precisando ?
Qual sua dúvida ....