Escolha uma Página

Empréstimo Urgente para Negativado: Como Conseguir?

nov 22, 2021 | Dívidas

Grande parte dos brasileiros hoje em dia enfrenta o desemprego e acaba não conseguindo pagar suas contas, tendo seu nome negativado. Para resolver essa situação, apesar de não parecer, uma das opções mais viáveis é recorrer a algum tipo de empréstimo.

Conseguir isso sem ter crédito com uma instituição financeira, porém, não é tarefa fácil. Afinal, a maioria dos bancos rejeita esse tipo de cliente, por considerar que existe um grande risco de ele ser inadimplente. Ainda assim, obter um empréstimo urgente para negativados é possível — desde que se procure a empresa de crédito certa e se entenda as condições exigidas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre essa modalidade de empréstimo!

Como e Onde Conseguir um Empréstimo Urgente para Negativado?

Os bancos e as instituições financeiras são responsáveis por disponibilizar empréstimos, mas cada um tem suas peculiaridades.

Por um lado, bancos são mais criteriosos e não costumam liberar crédito aos que estão negativados. Essas pessoas, entretanto, ainda precisam ter um relacionamento com o banco no momento de requerer o empréstimo por meio de uma conta-corrente. Instituições financeiras, por outro lado, já oferecem empréstimos para negativados — mas aplicam neles taxas de juros altíssimas. Logo, contratá-las nem sempre é uma boa escolha.

Também vale dizer que, hoje em dia, o empréstimo pode ser feito on-line: algumas empresas disponibilizam a solicitação de crédito em sites oficiais. Após requerê-lo, a empresa analisará a sua documentação e o seu pedido, respondendo depois se o aprova ou não. Caso o crédito seja aprovado, o dinheiro cai diretamente na conta do contratante.

Qual é a Taxa de Juros de um Empréstimo Urgente para Negativado?

Como dissemos, por conta da grande chance de inadimplemento, credores costumam considerar que empréstimos para negativados são de alto risco. Suas taxas de juros, portanto, tendem a ser maiores do que a dos empréstimos convencionais.

Seus custos também são altos: costumam ser iguais ou até maiores que os do cheque especial ou cartão de crédito, por exemplo. Assim, o empréstimo urgente fica mais caro, o que pode provocar um endividamento ainda maior dessas pessoas devedoras, o famoso efeito “bola de neve”.

No mercado atual, as taxas de juros estão em cerca de 22% ao mês. Algumas instituições financeiras, no entanto, oferecem a modalidade de crédito com juros baixos, que giram em torno de 2 a 3%. Essas taxas variam de acordo com a opção do empréstimo, que pode ser:

  • pessoal;
  • para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
  • para servidores públicos.

Quais são as Opções de Empréstimo Disponível?

Entre as opções de crédito com baixas taxas de juros, vale destacarmos o empréstimo para negativados aposentados e pensionistas ou funcionários públicos. Nessas modalidades, a liberação do crédito é vinculada à folha de pagamento do servidor ou ao benefício recebido pelo aposentado ou pensionista. Às vezes, o empréstimo é consignado, com as parcelas de pagamento sendo descontadas diretamente.

Também, existe o empréstimo para negativados que possuem imóvel próprio quitado e sem dívidas relacionadas. Nesse caso, a propriedade é dada em garantia, com um refinanciamento imobiliário. Outra opção parecida é o crédito para negativados com veículo próprio quitado — com refinanciamento do carro, moto ou outro tipo de transporte —, que também pode ser usado como garantia.

O último tipo de empréstimo para negativado é aquele voltado aos autônomos. Em regra, esse tipo tem juros mais caros e exige certas etapas para se conseguir o crédito, tais como a apresentação do extrato bancário, a formalização do MEI (Microempresário Individual) ou a abertura de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), além da realização da declaração do imposto de renda.

Essa modalidade, vale dizer, pode ser facilitada se o requerente oferecer algumagarantia, como imóvel ou veículo.

Como Escolher o Crédito Urgente Ideal para Negativado?

Escolhida a modalidade, é preciso compreender os fatores que influenciam os empréstimos e alteram as suas condições. Os principais deles são a quantidade de parcelas, o C.E.T. (custo efetivo total), a taxa de juros e os pré-requisitos.

A quantidade das parcelas refere-se mesmo ao número de meses em que o empréstimo será pago. Para analisar isso, o mais recomendado é utilizar um simulador (disponível hoje em vários sites), a fim de determinar o valor e as condições ideais para o seu orçamento, evitando novos endividamentos.

Já o C.E.T. se refere a todas as tarifas, encargos e taxas cobradas no empréstimo. Grosso modo, quanto menor for o seu custo total, menos você terá de pagar no final. Por esse motivo, também é recomendado simular esse índice para saber, exatamente, o que você terá condições de pagar.

Quanto à taxa de juros, é importante dizer que esse é um fator que deve ser analisado isoladamente. Isso porque, como já dissemos, os juros são o fator que mais encarece os empréstimos, podendo chegar a 957% ao ano.

Por fim, avalie bem os pré-requisitos que o credor impõe para a concessão do empréstimo para negativado. Analise, por exemplo, se o crédito é concedido a autônomos e desempregados, ou somente a negativados aposentados e pensionistas do INSS, assim como empregados e funcionários públicos.

Quais Cuidados Tomar para Não Cair em Fraudes?

Realmente, quem procura um empréstimo urgente para negativados precisa tomar certos cuidados para não cair em golpes, pois pessoas mal intencionadas podem querer tirar proveito da sua situação. Fique muito atento, por exemplo, aos sites das empresas: procure erros ortográficos e desconfie da ausência de contatos. Além disso, não pague nenhum valor antes de receber o empréstimo. Qualquer empresa que te peça um depósito para liberar o crédito não é uma empresa séria.

Em suma, é fato que o empréstimo urgente para negativados não é concedido com facilidade. O primeiro passo, portanto, é organizar a sua vida financeira, renegociando suas dívidas para abaixar o valor dos juros e as formas de pagamento. Depois, as contas devem ser listadas e somadas, para você saber qual quantia, exatamente, será necessária.

E agora, se você gostou do nosso post e está procurando uma boa opção de crédito para negativados, entre em contato com a Money Já! Nós queremos simplificar a sua vida e oferecemos ótimas propostas de crédito, de forma segura. Teremos prazer em atendê-lo!