Escolha uma Página

Empréstimo em Tempo de Crise: Entenda se Você Deve Fazer ou Não!

nov 22, 2021 | Dívidas

O mundo enfrenta uma pandemia devido ao novo Coronavírus (COVID-19), uma gripe altamente infectocontagiosa, que vem contaminando pessoas em diversos países. Para evitar o número de contágios, tem sido decretado o isolamento social, retirando a população da rua e fechando comércios e indústrias.

O resultado desse isolamento é uma crise financeira, prevista para este ano, preocupando o pequeno e microempreendedor. A fim de diminuir tais impactos, o Brasil tem agido na economia com a facilitação de empréstimo consignado e concessão de empréstimos para microempresas, a fim de manter o capital de giro.

Diante disso, fazer um empréstimo em tempo de crise parece a melhor solução para resolver seus problemas financeiros e os de sua empresa, garantindo a sobrevivência de seus negócios. Quer entender sobre o assunto? Fique conosco e saiba mais!

Os Tempos de Crise Podem ser um Bom Momento para Pedir Empréstimo?

Sabe-se que para fazer empréstimo é necessário planejamento, pois escolher o errado ou fazê-lo em momento inoportuno pode acarretar uma dívida maior e prejuízos para quem o realiza. De fato, um empréstimo é capaz de equilibrar as contas e sair do sufoco imediato das dívidas.

O problema é que, na situação atual do país, uma iminente crise, é possível que os juros sejam mais altos e empréstimos bancários mais caros. Contudo, nada está perdido, pois as circunstâncias também permitem que você negocie diretamente com o banco, encontrando empréstimos interessantes.

Além disso, os números referentes aos empréstimos têm aumentado. As pessoas estão contratando esse crédito por ser vantajoso para a organização de suas finanças, desde que usados de forma consciente.

Quais Cuidados devem ser Tomados?

Ao decidir investir em empréstimo em tempo de crise, alguns cuidados devem ser adotados para evitar ciladas nas negociações. Entre elas, você deve fazer simulação e pesquisar antes, com o objetivo de comparar taxas de juros e prazos para pagamento oferecidos pelos bancos, escolhendo o melhor para o seu bolso.

Para fugir de golpes, desconfie das propostas de crédito facilitado, com dinheiro rápido e descomplicado. Propostas com valores abaixo do mercado e milagres financeiros podem criar prejuízos. Procure por instituições financeiras sérias, que ofereçam condições justas.

Não pague qualquer valor para garantir o recebimento do empréstimo, pois essa prática é proibida, e contrate somente a quantia que realmente precisa, até porque você vai comprometer o seu orçamento para pagá-lo.

Ainda, antes de informar seus dados, certifique-se sobre a segurança da transação e ética do banco com quem negocia. Após, veja se o valor contratado foi creditado em sua conta dentro do prazo estipulado. A conta informada deve ser de sua titularidade. Se esse valor for inferior ou diferente do combinado, informe o erro imediatamente.

Quais são as Vantagens do Empréstimo?

Tomar a decisão de pedir um empréstimo não é tarefa fácil, já que precisa ter consciência e responsabilidade para não ter arrependimentos posteriores. Por isso, é primordial entender sobre as vantagens que vai conseguir adquirindo um crédito. Veja, a seguir, algumas delas!

Melhor Opção para Quitar Dívidas Caras

Contratar um empréstimo é uma boa opção para substituir uma dívida mais cara por uma mais barata e organizar sua vida financeira. O segredo é analisar quais as condições do empréstimo e qual o valor final a ser pago. Não adianta trocar um débito por outro maior.

Seja para quitar o rotativo do cartão de crédito, seja para pagar outro empréstimo anterior, de juros mais altos, escolher um crédito com condições acessíveis pode livrar você das dívidas mais caras e permitir que você tenha um valor menor para pagar todo mês.

Facilidade de Aquisição

Alguns empréstimos podem ser contratados on-line ou diretamente com um banco de confiança de modo rápido e fácil, com agilidade no processo. Dessa maneira, você pode ter o dinheiro para emergências, como realizar capacitação e estudos ou ter uma reserva em caso de doença e emergências.

Cabe ressaltar que há instituições financeiras que não exigem comprovantes de renda, tampouco garantias para pagamento, não sendo necessário informar o motivo do empréstimo.

Baixo Risco de Inadimplência

Mesmo quando não é um empréstimo com garantia, é fato que esse crédito tem baixo risco de inadimplência. Isso porque quem troca uma dívida por outra tem um orçamento mais organizado e pretende cumprir com o parcelamento do empréstimo.

Se for empréstimo consignado, a garantia é a do salário, sendo que o valor mensal é descontado automaticamente, eliminando as chances de inadimplência.

Como Proceder para Realizar um Empréstimo?

Após avaliar suas necessidades, ao decidir realizar um empréstimo você deve verificar a situação do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Olhe se não tem restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Poucos bancos concedem crédito para pessoas negativadas e os que oferecem cobram juros altos.

Depois, informe seus dados corretamente. Fique atento para não se confundir e preencher dados errados, que são verificados e confirmados pela empresa. Quando incorretos, dificultam a aprovação da proposta de empréstimo.

O terceiro passo é escolher qual a modalidade de empréstimo ideal para você, que corresponda ao seu perfil e caiba em seu orçamento. Entre os tipos de empréstimos, tem-se o empréstimo consignado, empréstimo com garantia de imóvel ou automóvel e empréstimo pessoal.

Todavia, é essencial que você se planeje para saldar a dívida. Para isso, você precisa entender sua capacidade financeira, a fim de saber o seu nível de endividamento e compromissos, com o objetivo de saber se a substituição de dívida compensa ou o empréstimo realizado é útil.

Por fim, verifique a reputação da instituição financeira, evitando golpes. Sendo assim, aconselhamos fazer contato com o banco, pesquisar sobre ele e ver o que outros consumidores têm a dizer sobre a qualidade dos serviços oferecidos.

Logo, é fato que realizar um empréstimo em tempo de crise pode ser a salvação de suas finanças. Vale enfatizar que isso pode ser facilitado quando é apresentada uma garantia. Um empréstimo com garantia de imóvel, galpão, terreno ou indústria, tem juros abaixo do mercado e é mais vantajoso para quem o contrata. Para ajudar, conte com os serviços da Money Já, uma empresa responsável por intermediar negociações financeiras que atende clientes reprovados em outros bancos.

Gostou deste post? Caso tenha interesse em nossos serviços ou queira tirar dúvidas, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo!