Como conseguir capital de giro para empresas?

Hoje, um dos grandes desafios para os gestores é dispor de capital de giro para empresas, pois, sem essa base financeira, fica difícil garantir as operações com tranquilidade e, até mesmo, colocar novos planos em prática, uma vez que o caixa pode estar despreparado para cobrir tais situações.

Se você está procurando por formas de conseguir recursos para formar o seu capital de giro, continue lendo este post. Aqui, mostraremos como alcançar esse objetivo e ter o suporte necessário para desenvolver o seu negócio.

Entenda a importância do capital de giro

Tão importante quanto conseguir abrir um negócio é mantê-lo funcionando. Para que isso aconteça de forma financeiramente saudável, o capital de giro é um elemento indispensável.

Na prática, ele funciona como uma reserva de recursos da empresa. Com esse capital em caixa, o setor financeiro consegue lidar com os custos operacionais do negócio, como compras, contas de consumo, salários e investimentos necessários, sem comprometer o seu fluxo financeiro.

Além de ajudar a manter tudo funcionando, o capital de giro é fundamental para ajudar a enfrentar imprevistos, que podem gerar custos não esperados para a empresa. O valor que se deve ter pode variar, mas, em muitos casos, contar com, ao menos, seis vezes o custo mensal de operação é o ideal.

Conheça alternativas para conseguir capital de giro para empresas

Existem diferentes formas de conseguir recursos para formar o capital de giro. Veja qual delas é a ideal para seu negócio.

Captação de investimentos

Se você tem um negócio promissor ou uma grande inovação em mãos, a busca por investidores pode ser uma boa alternativa. Saiba que há muitos deles dispostos a aplicar recursos em negócios que tenham boas perspectivas de sucesso, em troca de um percentual dos ganhos ou até mesmo de participação na empresa.

Mas para conseguir investidores, é importante que a empresa tenha um plano de negócios bem estruturado a ser apresentado. Isso aumentará as chances de garantir recursos para o capital de giro.

Formação de sociedade

Ter alguém para dividir as responsabilidades na gestão de uma empresa pode ser o diferencial para se conseguir bons resultados. Além disso, um sócio pode agregar recursos ao negócio, que podem ser utilizados como capital de giro.

Para uma sociedade de sucesso, é importante assegurar que os envolvidos têm objetivos parecidos e sinergia para administrar em conjunto. Para tanto, é essencial escolher o tipo societário mais adequado ao negócio e à parceria que esperam desenvolver.

Empréstimos empresariais

Existem diversas instituições financeiras que oferecem linhas de crédito empresarial, com valores, condições e taxas diferenciadas. Apesar de ser uma opção mais lembrada na hora de financiar uma expansão do negócio, também é possível utilizar esses recursos na formação do capital de giro.

Antecipação de recebíveis

É comum que algumas empresas tenham valores a receber em longo prazo. O detalhe é que, se estivessem em caixa, esses recursos poderiam ajudar os gestores a administrar o negócio com mais eficiência.

Recorrer a serviços de antecipação de recebíveis pode ser a solução para desenvolver capital de giro nesses casos. Por uma taxa predefinida, é possível contar com esses valores antes do que se esperava, para custear as despesas do dia a dia e estar preparado para qualquer situação inesperada.

Por fim, quando conseguir juntar o valor que precisa, lembre-se que ele deve ser utilizado com consciência e dentro de um planejamento bem definido. Caso contrário, sua empresa pode enfrentar os mesmos problemas financeiros que surgiriam sem o devido capital de giro para empresas.

Gostou das dicas? Então, acompanhe os próximos conteúdos! Assine nossa newsletter e receba todos em sua caixa de e-mail!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá ,
Como podemos ajudar ?
De quanto você está precisando ?
Qual sua dúvida ....